segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012


              Programa Língua Viva - 25/12/2011 - Especial - TV Unesp




A partir do cotidiano de uma família brasileira de classe média, o documentário "Língua Viva" mostra as variações do uso da Língua Portuguesa, principalmente por meio do contato com as novas tecnologias (Internet, celular, redes sociais) e suas influências na oralidade e na escrita. Os temas abordados no dia a dia familiar são aprofundados com depoimentos de especialistas da área da linguística. Entre os assuntos discutidos, destacam-se as variações no uso da língua entre as gerações e nas diversas situações de comunicação, uso de gírias e estrangeirismos e abreviações da escrita, sem esquecer o papel da escola nesse contexto. Assista, divirta-se e aprenda com as experiências da família Souza no "Língua Viva".


sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012


AULA 3: RESUMO DA ESTREVISTA COM MÁRIO PERINI

PERINI, Mário A. Sobre língua, linguagem e Linguística: uma entrevista com Mário A. Perini. ReVEL. Vol. 8, n. 14, 2010. ISSN 1678-8931 [www.revel.inf.br].

O que é língua?
A língua é um sistema programado em nosso celebro, ela tem a competência inata e abstrata que está enraizada na cultura e é formada por um sistema — fonético, morfológico, sintático, textual, contextual e discursivo. A língua de forma exemplificada seria a habilidade que nasce com a pessoa e que é responsável pela comunicação (inclusive em pensamento) do ser. O idioma é, portanto, a nacionalidade da língua.

Qual a relação entre língua, linguagem e sociedade?
A língua é uma das formas de manifestação da linguagem, que faz parte da cultura de um povo, e por sua vez, é todo o sistema de comunicação. A sociedade necessita da linguagem que medeia à comunicação para que exista uma relação entre os homens.

Há vínculos necessários entre língua, pensamento e cultura?
Certamente existe vinculo entre língua e pensamento. A língua é um dos instrumentos com o qual o pensamento se manifesta e também uma maneira de organizar a realidade. Quanto a língua e cultura, existem vínculos porque a cultura inclui manifestações de base linguística, como a literatura oral e escrita.

A linguagem tem sujeito?
Perini diz que “Sujeito” é um termo muito amplo e não permite uma resposta exata para esta questão.

O que é linguística?
É o estudo dos códigos usados pelas pessoas para se comunicarem.

A Linguística é ciência?
Pode ser considerada uma ciência empírica, focada em descrever o universo e criar teorias que expliquem tais fenômenos.

Para que serve a linguística?
 A linguística como toda ciência serve para aumentar nosso conhecimento e nossa compreensão de alguns aspectos do mundo.

A linguística teria algum compromisso necessário com a educação?
A linguística, como ciência, não tem compromisso com a educação. Já os linguistas, como cidadãos, devem ter um grande compromisso com a educação, pois as principais aplicações do conhecimento linguístico se voltam para questões educacionais.

Como a linguística se insere na pós-modernidade?
A tendência das artes marginalizadas é a de se integrarem com o mundo; por esse motivo, hoje se estuda linguística (psicolinguística, sociolinguística, análise do discurso, pragmática, etc.) com mais ênfase do que nas pós-graduações da década de 1970.

Quais os desafios da linguística para o século XXI?

O primeiro é valorizar mais o trabalho descritivo frente à elaboração de teorias e modelos de análise. Outro desafio é que, como com as demais ciências, ela se redefina a medida que o século avança.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012


                                          AULA 2:  O QUE É LÍNGUA

PERINI, Mário A. Sobre língua, linguagem e Linguística: uma entrevista com Mário A. Perini. ReVEL.Vol. 8, n. 14, 2010. ISSN 1678-8931 [www.revel.inf.br]


                                                    Breve leitura e discussão

            Mario Perini: “Chamamos língua um sistema programado em nosso cérebro que, essencialmente, estabelece uma relação entre os esquemas mentais que formam nossa compreensão do mundo e um código que os representa de maneira perceptível aos sentidos”, quando questionado sobre a definição de língua.       
            Assim, temos como conceito de língua, a competência inata e abstrata (enraizada na cultura) e é formada por um sistema — fonético, morfológico, sintático, textual, contextual e discursivo. Em outras palavras, língua é a habilidade que nasce com a pessoa (idioma) e que é responsável pela comunicação.        
            Noam Chomsky, ainda no conceito de língua, defendia a presença do LAD (Language Acquisition Dispositive) no cérebro humano. Assim, toda pessoa já nasce com uma gramática pré-estruturada e, ao entrar em contato com o mundo, ela é ativada.
            A fala pode ser oral ou escrita, sabendo que, na escrita não há inatismo, e sim tecnologia; ninguém aprende a ler ou escrever de maneira espontânea, como acontece com a oralidade. A escrita é um produto da cultura e está sempre limitada a um contexto.



sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012


Vídeo de boas-vindas da Educação a Distância da Universidade de Sorocaba - UNISO para alunos de Componentes semipresenciais e a Distância.







AULA 1: BOAS VINDAS E APRESENTAÇÃO DO PLANO DE ENSINO



Karen de Moraes Machado, 20 anos, Universitária do Curso de Letras por vivenciar o fantástico mundo da Literatura e Gramática. 


Blog
Como a educação está se modernizando a cada dia mais, o melhor caderno de rascunho da atualidade é o blog, uma página eletrônica pessoal, que é possível registrar as anotações particulares e compartilhá-las com os colegas de sala de aula. Assim, Palavreando com Tecnologias visa traduzir para o meio digital tudo o que for aprendido nas aulas de Linguagem e Tecnologia.

 Professor
O responsável pela criação do blog é o Prof. Dr. Luiz Fernando Gomes, graduado em Letras pela Universidade de Sorocaba, Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Doutorado em Linguística Aplicada, área de concentração: Linguagem e Tecnologia, pela Universidade Estadual de Campinas (2007).  Pesquisa questões envolvendo a tecnologia no cotidiano escolar.

Linguagem e Tecnologia
É o estudo dos desdobramentos tecnológicos da linguagem, ou seja, o letramento digital, a hipertextualidade, a multimodalidade, o ensino virtual, a pesquisa na internet e outras subáreas afins.

Objetivo do Componente Curricular Linguagem e Tecnologia
Conhecer as especificidades das linguagens e das modalidades de expressão e suas relações em textos digitais e impressos. Identificar, analisar e produzir gêneros discursivos digitais selecionados. Conhecer os princípios do hipertexto e da multimodalidade, suas implicações para a leitura e a escrita e para o cotidiano escolar.