sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012


                                          AULA 2:  O QUE É LÍNGUA

PERINI, Mário A. Sobre língua, linguagem e Linguística: uma entrevista com Mário A. Perini. ReVEL.Vol. 8, n. 14, 2010. ISSN 1678-8931 [www.revel.inf.br]


                                                    Breve leitura e discussão

            Mario Perini: “Chamamos língua um sistema programado em nosso cérebro que, essencialmente, estabelece uma relação entre os esquemas mentais que formam nossa compreensão do mundo e um código que os representa de maneira perceptível aos sentidos”, quando questionado sobre a definição de língua.       
            Assim, temos como conceito de língua, a competência inata e abstrata (enraizada na cultura) e é formada por um sistema — fonético, morfológico, sintático, textual, contextual e discursivo. Em outras palavras, língua é a habilidade que nasce com a pessoa (idioma) e que é responsável pela comunicação.        
            Noam Chomsky, ainda no conceito de língua, defendia a presença do LAD (Language Acquisition Dispositive) no cérebro humano. Assim, toda pessoa já nasce com uma gramática pré-estruturada e, ao entrar em contato com o mundo, ela é ativada.
            A fala pode ser oral ou escrita, sabendo que, na escrita não há inatismo, e sim tecnologia; ninguém aprende a ler ou escrever de maneira espontânea, como acontece com a oralidade. A escrita é um produto da cultura e está sempre limitada a um contexto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário