AULA 3: RESUMO DA
ESTREVISTA COM MÁRIO PERINI
PERINI, Mário A. Sobre
língua, linguagem e Linguística: uma entrevista com Mário A. Perini. ReVEL.
Vol. 8, n. 14, 2010. ISSN 1678-8931 [www.revel.inf.br].
O que é língua?
A língua é um sistema programado em nosso celebro,
ela tem a competência inata e abstrata que está enraizada na cultura e é
formada por um sistema — fonético, morfológico, sintático, textual, contextual
e discursivo. A língua de forma exemplificada seria a habilidade que nasce com
a pessoa e que é responsável pela comunicação (inclusive em pensamento) do ser.
O idioma é, portanto, a nacionalidade da língua.
Qual a relação entre língua, linguagem e sociedade?
A língua é uma das formas de manifestação da
linguagem, que faz parte da cultura de um povo, e por sua vez, é todo o sistema
de comunicação. A sociedade necessita da linguagem que medeia à comunicação para
que exista uma relação entre os homens.
Há vínculos necessários entre língua, pensamento e
cultura?
Certamente existe vinculo entre língua e pensamento.
A língua é um dos instrumentos com o qual o pensamento se manifesta e também
uma maneira de organizar a realidade. Quanto a língua e cultura, existem vínculos
porque a cultura inclui manifestações de base linguística, como a literatura
oral e escrita.
A linguagem tem sujeito?
Perini diz que “Sujeito” é um termo muito amplo e
não permite uma resposta exata para esta questão.
O que é linguística?
É o estudo dos códigos usados pelas pessoas para se
comunicarem.
A Linguística é ciência?
Pode ser considerada uma ciência empírica, focada
em descrever o universo e criar teorias que expliquem tais fenômenos.
Para que serve a linguística?
A linguística
como toda ciência serve para aumentar nosso conhecimento e nossa compreensão de
alguns aspectos do mundo.
A linguística teria algum compromisso necessário
com a educação?
A linguística, como ciência, não tem compromisso
com a educação. Já os linguistas, como cidadãos, devem ter um grande
compromisso com a educação, pois as principais aplicações do conhecimento linguístico
se voltam para questões educacionais.
Como a linguística se insere na pós-modernidade?
A tendência das artes marginalizadas é a de se
integrarem com o mundo; por esse motivo, hoje se estuda linguística
(psicolinguística, sociolinguística, análise do discurso, pragmática, etc.) com
mais ênfase do que nas pós-graduações da década de 1970.
Quais os desafios da linguística para o século XXI?
O primeiro é valorizar mais o trabalho
descritivo frente à elaboração de teorias e modelos de análise. Outro desafio é
que, como com as demais ciências, ela se redefina a medida que o século avança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário